Economia brasileira desacelera pelo segundo mês seguido
A economia brasileira perdeu ritmo pelo segundo mês consecutivo e avançou 0,40% em fevereiro, na comparação com janeiro. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (17) pelo IBC-Br (Índice de Atividade Econômica), indicador do BC (Banco Central) conhecido por antecipar o resultado do PIB (Produto Interno Bruto) — a soma de todos os bens e produtos finais produzidos no país.
Apesar de crescer em ritmo menor, esta é a terceira variação positiva seguida significativa do indicador, já que em janeiro registrou alta de 0,60%. Em dezembro, o índice ficou em 0,82%.
O resultado levou o IBC-BR aos 148,67 pontos na série dessazonalizada (livre de influências), o maior nível desde abril do ano passado, quando registrou 149,09 pontos.
Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o resultado de fevereiro representa alta de 2,59%. Nos últimos 12 meses, o índice acumula alta de 2,34%.
Os dados do IBC-Br são coletados de uma base similar à do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), órgão responsável pelo indicador oficial sobre o crescimento econômico.
No trimestre encerrado em fevereiro, o índice de atividade teve alta de 1,23% em relação ao trimestre anterior. Em relação ao mesmo trimestre do ano passado, houve crescimento de 2,35%.
Liberdade FM/r7.com