Eleições 2024: como transferir o título ou o lugar de votação pela internet?
Em 2024 teremos mais um período de eleições, dessa vez para eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Se você mudou de cidade recentemente e ainda não regularizou o seu título de eleitor, recomenda-se que você faça isso o quanto antes para evitar eventuais problemas com a transferência do documento.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio do Título Net, plataforma online da instituição, disponibiliza alguns recursos para dar mais facilidade ao processo. Além de possibilitar a mudança do local de votação, a ferramenta também permite tirar um novo título de eleitor e consultar outras informações, por exemplo se você está em dia como a Justiça Eleitoral.
Qual o prazo para transferir o Título de Eleitor?
Se você quer mudar o seu local de votação, é importante atentar-se ao prazo para realizar esse procedimento. Em 2024, os brasileiros terão até o dia 8 de maio para solicitar a troca e ainda poderem votar nas eleições deste ano.
Também é importante providenciar alguns documentos antes de iniciar o processo de transferência de local de votação. O primeiro deles é uma cópia digital (frente e verso) de algum documento oficial de identificação com foto, como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou o Registro Geral (RG).
É preciso também da cópia de um comprovante de residência recente – com no mínimo 3 meses no novo endereço. Caso você esteja em débito com a Justiça Eleitoral, também é necessário providenciar uma cópia do comprovante de pagamento dos valores devidos.
O último documento necessário é para pessoas do sexo masculino entre 18 e 45 anos, que é uma cópia do comprovante de quitação do serviço militar. Durante o processo de transferência de endereço, será necessário fazer uma selfie segurança com o documento de identificação ao lado do rosto. Se preferir, você pode providenciar essa foto com antecedência.