Brasil já soma 160 casos de gripe aviária
O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), confirmou a detecção de um novo caso de gripe aviária em animal silvestre. A ferramenta online da pasta que monitora a doença no país identificou o foco em uma ave da espécie trinta-réis-boreal, encontrada na cidade de Rio das Ostras, no Rio de Janeiro.
Com a confirmação, o Brasil soma agora 160 casos de gripe aviária, sendo 157 em animais silvestres e 3 em aves de subsistência. Até o momento, não há registro da doença em plantéis comerciais, o que garante ao país o status de livre da enfermidade perante a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).
Riscos e impactos da doença
A influenza aviária, também conhecida como gripe aviária, é considerada uma doença de alto risco para aves quando causada por subtipos de vírus altamente patogênicos. Nesses casos, a doença é grave e de notificação obrigatória aos órgãos oficiais nacionais e internacionais de controle de saúde animal.
A confirmação da doença em um país pode resultar em barreiras sanitárias para a comercialização de produtos avícolas no mercado interno e externo, gerando grande prejuízo econômico para a avicultura comercial. Até o momento, apenas os vírus com as hemaglutininas identificadas como H5 e H7 foram considerados altamente patogênicos para galinhas e algumas outras espécies de aves domésticas e aquáticas.
Orientações à população
Em caso de aves mortas ou que apresentem dificuldades nervosas, motoras ou respiratórias, a orientação é manter distância segura, não mexer nos animais e acionar o Serviço Veterinário Oficial local.
Redação: Liberdade FM (Ascom)