Onda de calor preocupa os Água-boenses

Mato Grosso e Mato Grosso do Sul registrarão as maiores temperaturas no período. A estimativa é de que os termômetros marquem de 40°C a 45°C nas regiões.

Foto: Celso Blemer tirada em 13 de setembro

No dia 13 de setembro as 13:50h a reportagem da radio Liberdade FM, registrou no termômetro da Sicredi na avenida Júlio Campos, a temperatura de 41 graus Celsius.

Foto: Celso Blemer tirada em 25 de setembro por volta das 15 horas

Ontem segunda-feira (25) as 14:43h, foi constatado que o mesmo termômetro marcava 44 graus Celsius, assim que a emissora postou nas redes sociais, houve uma chuva compartilhamento desta foto.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para a chegada de uma onda de calor em praticamente todo o Brasil ao longo desta semana. O Centro-Oeste é a região que deve ser mais afetada.
Por isso, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul registrarão as maiores temperaturas no período. A estimativa é de que os termômetros marquem de 40°C a 45°C nas regiões.


Atenção a crianças e idosos

Pessoas com problemas de saúde, idosos, gestantes e crianças podem ser mais afetados pelas altas temperaturas, porque o organismo deles demora mais para se adaptar. Pode haver consequências mais graves, como perda da consciência, distúrbios que levam à convulsão e outros.


E quais são as recomendações para dias de calor intenso?

A recomendação é hidratar o nosso corpo. Ingestão de líquidos, no mínimo dois litros por dia, além de hidratar os olhos, as narinas e os lábios, evitar banhos quentes, evitar a utilização excessiva de sabonetes, que removem a oleosidade da nossa pele, e também de buchas.


Quais são os principais efeitos do calor no organismo humano?

Principalmente a desidratação. Se a pessoa está apresentando muita tontura, até desmaiando, a gente tem que prestar atenção, inclusive checando a pressão arterial. Além disso, o calor deixa as pessoas mais prostradas, sentindo mais fraqueza e desânimo. O aumento da temperatura externa diminui a quantidade de líquido no organismo, por isso a importância de nos hidratarmos melhor, principalmente as crianças e idosos.

Foto: Celso Blemer tirada em 26 de setembro as 14:55 hs

Redação: Liberdade FM