Prefeitura de Água Boa realiza Conferência Intermunicipal de Cultura

O Plenário da Câmara Municipal foi ponto de encontro dos representantes culturais de Água Boa, Canarana, Cocalinho, Nova Xavantina e Querência, além de representantes da SECEL - Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer.

Na quarta-feira (13), foi realizada a 1ª Conferência Intermunicipal de Cultura, entre as 13h30 às 17h30. Evento que deliberou sobre 6 eixos culturais e elegeu os delegados que representarão os municípios nas etapas estadual e nacional.

Os eixos foram: Eixo 1 - Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Eixo 2 - Democratização do acesso à cultura e Participação Social; Eixo 3 - Identidade, Patrimônio e Memória; Eixo 4 - Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Eixo 5 - Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; e Eixo 6 - Direito às Artes e às Linguagens Digitais.

Dentre as autoridades presentes estiveram o mediador palestrante da Conferência, Rômulo Fraga, o Coordenador de Gestão do Sistema Estadual de Cultura da SECEL, lauro Victor Marques Gonçalves, o Secretário Municipal de Esporte Cultura e Lazer Érik Rodrigo Jesus Silva, e demais representantes dos municípios paticipantes.

Segundo os gestores municipais, a última conferência semelhante foi celebrada em Água Boa em 2013, estabelecendo as diretrizes que nortearam a instalação do Conselho Municipal, da Lei do Plano Municipal da Cultura e do Fundo Municipal, entitulado CPF da Cultura.

Para o Secretário Érik, após 10 anos, e principalmente nos últimos 2 anos e meio da Gestão do Dr. Mariano (MDB), foram intensificadas as execuções indicadas no Plano Municipal de Cultura, restando apenas um item daquela lista, o mais desafiador, que é a construção de um amplo espaço cultural para abrigar o desenvolvimento e as apresentações artísticas desenvolvidas no município. Objetivo que já conta com um projeto arquitetônico.

Liberdade FM - Ascom