ESF Cristalino adota “caixinha do desabafo” em alusão ao Setembro Amarelo
A unidade de Estratégia de Saúde da Família ESF Cristalino, começou a semana com uma novidade na luta pela valorização da vida e prevenção ao suicídio. Neste Setembro Amarelo, os pacientes e a equipe podem escrever como estão se sentindo, de forma anônima ou não, e depositar seus sentimentos na “Caixinha do Desabafo”.
De acordo com a enfermeira e coordenadora da unidade, Raiane Silva, esta é uma prática importante para a saúde mental, pois permite que as pessoas expressem suas emoções e liberem a tensão acumulada. As mensagens serão lidas apenas pela enfermeira e o que necessitar de conduta será comunicado à equipe multiprofissional, de forma segura e sigilosa.
“Muitas vezes, falar sobre o que está acontecendo em suas vidas pode ajudar a ganhar claramente sobre seus sentimentos e encontrar soluções para os desafios que estão enfrentando. Na caixinha a pessoa pode escolher ser anônima, pois ela tem a intenção de dar um espaço seguro para a pessoa compartilhar as emoções e sentimentos”, explicou Raiane.
O objetivo é estimular as pessoas a expressar seus sentimentos e ajudar quem deseja ser ajudado
Se você está sofrendo, peça ajuda. Atualmente, todas as unidades ESFs, o Centros de Atenção Psicossocial CAPS I-Vida Nova e o Serviço de Assistência Especializada em HIV/Aids e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) de Água Boa oferecem atendimento psicológico. Para mais informações, procure sua unidade ESF.
Liberdade FM - Ascom