Deputados Dr. Eugênio e Elizeu Nascimento indicam promoção por bravura aos policiais envolvidos na Operação Canguçu

Os deputados estaduais Dr. Eugênio e Elizeu Nascimento apresentaram nesta quarta-feira, dia 24 de maio, a importante indicação de n° 2686/2023, que visa promover por ato de bravura, os 180 agentes de segurança pública do Estado de Mato Grosso, os quais não mediram esforços em desempenhar a sua função com muita maestria para combater os criminosos que tentaram realizar um mega assalto no dia 9 de abril, em Confresa, segunda maior cidade do Vale do Araguaia, de Mato Grosso.

O deputado estadual Dr. Eugênio, representante da região Araguaia, destacou a importância do trabalho dos agentes de segurança pública e resumiu de forma direta o trabalho de todos os envolvidos "Nossa eterna gratidão a todos vocês". O parlamentar destacou ainda que graças a bravura dos nossos policiais, o bando crimininoso foi desbaratado com a morte de 18 criminosos e a prisão de outros 05 meliantes.

A Operação Canguçu teve início no dia 10 de abril, poucas horas após um grupo formado por mais de 20 criminosos armados invadirem a cidade de Confresa. Os suspeitos portavam armas de grosso calibre, incendiaram diversos carros, atiraram em várias direções – chegando a atingir um trabalhador que voltava de seu trabalho – e utilizaram bombas para abalar as estruturas da empresa de transporte de valores, e roubar o dinheiro que lá estava.

Os criminosos não tiveram êxito. Segundo o depoimento de um dos presos durante a operação, havia uma fumaça parecida com enxofre na sala onde o cofre supostamente estava, impossibilitando eles de avançarem e conseguirem romper a estrutura metálica. A expectativa era conseguirem com o assalto um valor entre R$ 30 e R$ 40 milhões.

Após mais de 1 hora de ação, o bando decidiu fugir, utilizando a BR-158 e depois a rodovia que dá acesso à cidade de Santa Terezinha, passando por uma aldeia indígena até chegar ao Rio Araguaia, onde tinham barcos a espera deles. Ao longo da fuga houveram alguns confrontos com policiais, porém os criminosos conseguiram fugir.

Os suspeitos ainda passaram pelo Rio Araguaia e desembarcaram  no dia seguinte na região do Porto Canguçu no Rio Javaés, ao lado da Ilha do Bananal, no Estado do Tocantins, momento em que se iniciou uma das maiores caçadas do país. Ao todo, a operação contou com cerca de 350 policiais de cinco estados brasileiros: Mato Grosso, Pará, Minas Gerais, Goiás e Tocantins. (Assessoria)

Liberdade FM - Água Boa News