Água Boa é o único município de MT a ter 3 escolas premiadas em Projeto Sustentável

Nesta sexta-feira (31), três Escolas Municipais de Água Boa foram até Cuiabá para receberem a premiação da "Jornada de Aprendizagem do Projeto Rural Sustentável – Coopera Cerrado", realizado na "Secretaria de Estado de Educação" (Seduc-MT). Há muitos anos as Escolas deste município não participavam de premiações na Capital do Estado e foi o único a ter 3 escolas premiadas.

O 'Projeto Rural Sustentável Cerrado" foi desenvolvido na "Escola Municipal Ermindo Mendel", "Escola Municipal Professora Simone Fernandes da Silva Freitas" e "Escola Municipal Agrovila Central PA Jaraguá".

Das 25 escolas do Estado de Mato Grosso que participaram deste projeto, 11 foram premiadas, sendo três delas as nossas escolas na categoria Super, onde receberam o valor de R$ 8.000,00 reais cada.

O projeto foi financiado pela "Cooperação Técnica BR-T1409" aprovada pelo "Banco Interamericano de Desenvolvimento" (BID), com recursos oriundos do "Financiamento Internacional do Clima do Governo do Reino Unido", tendo o "Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento" (MAPA) como beneficiário institucional.

O "Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade" (IABS) é o responsável pela execução e administração técnica, financeira e fiduciária do projeto (Convênio BID – IABS ATN/LC-1708-BR).

A "Associação Rede ILPF", por meio da "Embrapa" é a responsável pela coordenação científica e apoio às demais atividades executivas do projeto.

Considerando os diversos desafios em busca do desenvolvimento rural sustentável para que a produção seja aliada às melhores práticas ambientais e sociais, o Cerrado foi o Bioma no qual se concentrou o projeto.

O Cerrado é uma das regiões do Brasil que mais produz carne bovina e grãos.

Tal arranjo mostra a importância do apoio e financiamento à agricultura com tecnologias de baixa emissão de carbono, aliado a uma assistência técnica efetiva a centenas de produtores e produtoras rurais e organizações locais, a fim de fortalecer a comercialização de suas produções agropecuárias.

Para desenvolver o projeto as escolas contaram com o apoio das facilitadoras Mábilly Amaral e Débora Campos Marcilio.

 

ASCOM-AB — Liberdade FM