ESF Universitário realiza mutirão de busca e diagnóstico de Hanseníase e de Saúde Bucal
Uma equipe multiprofissional da Secretaria Municipal de Saúde realizou um mutirão de busca e diagnóstico de Hanseníase e de Saúde Bucal no último sábado (25), na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Universitário, atendendo 24 pacientes.
A enfermeira responsável pela unidade, Karinne agradeceu a todos os que participaram das atividades, “foi muito bom, produtivo e gratificante”, e ainda informou que:
“Tivemos 17 pacientes atendidos com suspeita de Hanseníase e 3 foram confirmados. Da saúde bucal tivemos 7 atendimentos, sendo 1 encaminhado para especialista.”
A Hanseníase tem cura e tratamento gratuito pelo SUS. O diagnóstico precoce é fundamental para evitar incapacidades físicas e sequelas permanentes. Notando algum sinal ou sintoma como: manchas persistentes brancas ou vermelhas, na pele, com alteração de sensibilidade (como não perceber no local o tato, a dor, o calor ou o frio); e/ou caroços na pele, dor e/ou paralisia nos nervos das mãos, dos pés e da face.
Já sobre o Câncer de Boca, entre os principais fatores de risco estão:∙ Fatores culturais e socioeconômicos;∙ Tabagismo (uso de cachimbos, hábitos de mascar fumo, entre outros);∙ Etilismo;∙ Exposição à radiação solar;∙ Deficiência imunológica (adquirida ou congênita);Uso crônico de álcool e tabaco, associados.
O Ministério da Saúde reforça que o câncer de boca é uma doença que pode ser prevenida de forma simples. Caso verifique alguma anormalidade na cavidade oral, procure atendimento odontológico ou médico na sua unidade de Saúde. O diagnóstico precoce faz toda a diferença no tratamento do Câncer de Boca.
Para mais informações procure a unidade de Saúde de sua referência.
Liberdade FM - ASCOM AB