Janeiro Verde reforça campanha contra o câncer de colo do útero
Janeiro é o mês de prevenção do câncer do colo do útero, um tipo de câncer causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papiloma Vírus Humano - HPV, e que demora muitos anos para se desenvolver.
No Brasil, o câncer de colo do útero, ou câncer cervical, ocupa a quarta maior causa de morte no sexo feminino por câncer. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, a doença vai atingir mais de 17 mil mulheres por ano no Brasil, entre 2023 e 2025.
Prevenção:
Vacinação: A vacinação contra o HPV é a principal forma de prevenção desse câncer e é oferecida gratuitamente, pelo SUS, para meninas e meninos de 9 a 14 anos, e para grupos com condições clínicas especiais até os 45 anos (vivendo com HIV/AIDS, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea e pacientes oncológicos).
Atenção: essa vacina é para prevenir a infecção pelo HPV, ou seja, ela não trata uma infecção já existente. Por isso, é indicada para o público que ainda não tem atividade sexual, visto ser esta a principal via de contágio.
O uso de preservativo também é fundamental para diminuir o risco de transmissão e infecção pelo papilomavírus humano.
Detecção
Exame Preventivo: As lesões que precedem o câncer do colo do útero não têm sintomas, mas podem ser descobertas por meio do Papanicolau. Todas as mulheres que têm ou já tiveram atividade sexual, principalmente aquelas com idade de 25 a 59 anos devem realizar esse exame periodicamente.
Quando diagnosticado na fase inicial, as chances de cura são de 100%.
Qual foi a última vez que você realizou seu exame preventivo?
Procure sua unidade de Saúde e informe-se sobre o exame Papanicolau. É rápido, simples, gratuito e eficiente na detecção do câncer de colo do útero.
ASCOM-AB – Liberdade FM