Sindicato Rural, autoridades, fazendeiros, Funai e caciques reuniram para discutir sobre invasão de indígenas, em terras na região
Na manhã desta segunda-feira (17) mais uma reunião foi realizada com representantes do Sindicato Rural, Promotoria de Justiça, Polícia Militar e Civil, representantes da Funai, caciques e pessoas ligadas ao agronegócio para discutir a questão que tem causado certa preocupação no município, as invasões de indígenas em fazendas da região.
Na reunião de hoje, membros da Funai juntamente com as entidades presentes, formalizaram uma comissão para buscar um diálogo entre os povos indígenas, com intenção de apaziguar e resolver as situações.
Glínia Cardoso Nascimento, chefe do Serviço Gestão Ambiental e Territorial, da Coordenadoria da Funai, de Ribeirão Cascalheira diz que o diálogo e as negociações é o melhor caminho para preservar os direitos de cada um dos lados, tanto dos povos indígenas quanto dos fazendeiros da região.
O cacique Leandro Tseretsi, da aldeia “Tripá” disse que vai se amparar nas decisões da Funai. Alegou que está ciente das denúncias.
“Vejo que essa segunda reunião foi bastante proveitosa por ter a participação de dois caciques e os representantes da Funai; procuramos mostrar para eles que não queremos que as situações se agravem ainda mais”, relatou o Vice-presidente e Diretor da Famato, Antônio Fernandes Mello “Tunico”.
Geraldo Delai, presidente do Sindicato Rural explica que na reunião foi montado uma comissão, entre os produtores, indígenas, Funai, Promotoria e Polícia Militar e Polícia Civil de Água Boa. Que através desta comissão será realizado mais reuniões; agora diretamente com os indígenas para orientações de como funcionam as leis. Com objetivo de orientar, advertir e conscientizarem sobre os prejuízos que tem provocados.
A nova reunião ficou agendada para dia 26 de outubro.
Participaram da reunião o presidente do Sindicato Rural Geraldo Delai; Vice-presidente e Diretor da Famato, Antônio Fernandes Mello; os caciques Leandro Tseretsi, da Aldeia Tripá e Juarez Tsereômorawrai, da Aldeia “Nova Asuí”; chefe do Serviço Gestão Ambiental e Territorial, da Coordenadoria da Funai, Glínia Cardoso Nascimento; promotor de Justiça de Água Boa, Dr. Luis Alexandre Lentisco; Delegado Regional, Dr. Valmon Pereira da Silva; Tenente Coronel Gyancarlos Cabelho; Major Nazário, produtores rurais e direção do Sindicato Rural de Água Boa.
Liberdade FM
𝐼𝑠𝑚𝑎𝑒𝑙 𝑅𝑜𝑏𝑒𝑟𝑡𝑜