Varíola dos Macacos: dois casos são confirmados em Barra do Garças
Dois casos de varíola dos macacos foram confirmados em Barra do Garças (a 509 km de Cuiabá), nesta quarta-feira (31). A informação consta no painel que mostra o monitoramento da doença divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT).
Outros dois casos que eram considerados suspeitos no município já foram descartados, conforme a Vigilância em Saúde de Mato Grosso.
Até as 11h desta quarta-feira (31), o estado registrava o total de 29 casos confirmados da varíola dos macacos. São 13 residentes de Cuiabá, oito de Várzea Grande, três de Tangará da Serra, um de Rondonópolis, um de Sorriso e um de Nova Xavantina.
Casos suspeitos
A secretaria também investiga 31 casos suspeitos da doença no estado. São seis em Campo Novo do Parecis, oito em Cuiabá, dois em Várzea Grande, três em Tangará da Serra e dois em Sinop.
Há ainda a suspeita de um caso nas cidades de Lucas do Rio Verde, Peixoto de Azevedo, Itiquira, Tapurah, Paranaíta, Campos de Júlio, Campo Verde, Porto Esperidião e Rondonópolis.
Outros 27 casos que eram considerados suspeitos já foram descartados após a chegada dos resultados de exames, conforme os dados do boletim.
Sintomas e prevenção
Os principais sintomas da varíola dos macacos são linfonodos inchados, lesões na pele, febre, dor de cabeça, dores musculares e dores nas costas. Caso haja a manifestação destes sintomas, procure uma Unidade Básica ou de Pronto Atendimento.
Para a prevenção da doença, coloque em prática as medidas de biossegurança, como o uso de máscaras, distanciamento físico e higienização das mãos, e evite tocar em lesões ou compartilhar objetos com pessoas infectadas.
Semana7 – Liberdade FM