Primeira turma do curso de Libras de Água Boa formou neste sábado (30)
Na noite deste sábado (30), aconteceu a formatura da primeira turma do curso de “Língua Brasileira de Sinais (Libras)”, de Água Boa. Formaram-se dezesseis alunos.
Durante a colação de grau, os formandos apresentaram um teatro na Língua Brasileira de Sinais, contando a história de seu surgimento.
Alguns jovens e crianças, da comunidade de surdos de Água Boa, Nova Xavantina e Gaúcha do Norte marcaram presença no evento.
Familiares e amigos dos alunos compareceram na colação.
Segundo a professora Suelene P. de Carvalho, os recém-formados concluíram o curso de Libras básico e, hoje estão aptos para se comunicar com a comunidade surda e entrar para o mercado de trabalho.
“É uma alegria muito grande para nós do CRAS e da educação de Água Boa, ter a finalização desse curso que irá beneficiar toda a comunidade Águaboense e região”, comemorou, a gerente do CRAS de Água Boa, Inez Trentin Zandoná.
“Estou muito feliz com a conclusão desse curso, porque como trabalho no Programa Criança Feliz, no atendimento ao público, assim vou poder auxiliar e me comunicar melhor com as famílias que atendo”, concluiu a aluna do curso, Rosangela Kist.
Cursos de Capacitação:
O curso de “Língua Brasileira de Sinais (Libras)” foi ofertado pela Prefeitura Municipal de Água Boa, através da “Secretaria de Assistência Social” e do “Centro de Referência em Assistência Social" (CRAS), com parcerias do "Serviço de Aprendizagem Comercial" (SENAC) e da "Secretaria Estadual de Assistência Social e Cidadania" (SETASC).
O curso de Libras foi aberto com vinte vagas e teve duração de três meses; contando com carga-horária de 160h. O curso foi ofertado para o município, porque o “Centro de Referência em Assistência Social" (CRAS) de Água Boa, é credenciado no “Programa Ser Família Emergencial”, do Governo do Estado.
Juntamente com o curso de Libras, foram ofertados também os cursos de “Eletrecista” e “Soldador”; ambos ministrados pelo “Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial” (SENAI). Já o curso de “Técnicas em Depilação”, foi aplicado pelo "Serviço de Aprendizagem Comercial" (SENAC).
Da Redação – Liberdade FM