Prefeitura promove projeto de melhoramento genético da bovinocultura de leite de Água Boa

Sabendo da importância da atividade leiteira para os pequenos produtores dos assentamentos de Água Boa, a Prefeitura Municipal, em parceria com a “Empresa Mato-Grossense de Pesquisa Assistência e Extensão Rural” – (EMPAER), da “Secretaria de Estado de Agricultura Familiar” (SEAF), e do “Serviço Nacional de Aprendizagem Rural” (SENAR), vem prestando assessoria a eles, com o objetivo de alavancar a produção de leite no município. Através do “Projeto Sêmen”, estão buscando qualidade genética para o rebanho leiteiro da região.

A equipe envolvida no projeto, informou que a atividade leiteira em Água Boa é muitas vezes a principal fonte de renda do pequeno produtor tendo um papel muito importante na fixação das famílias na área rural, porém muitos erros na nutrição, manejo e reprodução fazem com que os índices de produtividade fiquem abaixo do esperado.

Sendo assim, uma das estratégias adotadas é a instalação de um programa voltado para a melhoria genética do rebanho leiteiro dos assentamentos, que consequentemente irá aumentar os índices produtivos e a rentabilidade do produtor, estimulando-os a permanecer em suas propriedades.

Estão participando os proprietários dos “P.As Jatobazinho”, “Santa Maria”, “Jaraguá” e “Jaraguá Velho”.

As doses de sêmen foram doadas pela “SEAF”, e uma empresa terceirizada foi contratada para realizar o serviço hormonal, a técnica de “IATF” até o diagnóstico da gestação.

O projeto é desenvolvido pela “Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo”, pela sua secretária Rejane Garcia, o secretário “Adjunto da Agricultura Familiar” Otacílio Barbosa, a médica veterinária Leandra Tapajós, a médica veterinária do Senar Márcia Félix e a médica veterinária da EMPAER Jaqueline Possamai. Também fazem parte do projeto a empresa Madras Vet, com os veterinários André Reginato e Diego Barzon.

 

ASCOM-AB – Liberdade FM