Prefeitura de Água Boa disponibiliza atendimentos para Saúde Mental

Um em cada dez brasileiros com mais de 18 anos já recebeu diagnóstico de depressão, segundo o Plano Nacional de Saúde, divulgado em 2020.

É muito provável que você conheça alguém ou mesmo já tenha passado por um quadro desse.

A depressão não surge de um dia para o outro. Ela vem sorrateiramente e vai minando as forças, a energia… vai causando alguma perturbação no sono, alteração no apetite, na disposição física, mudando a cognição, com pensamentos pessimistas. A autoestima cai, a pessoa fica desesperançada, sem perspectiva de vida, sem ver saída. Em geral, a pessoa já não consegue vislumbrar o futuro. Os pensamentos ficam remoendo na cabeça. E aí, se não tomar providências, isso pode evoluir para pensamentos de morte, pensamentos de não querer estar vivo, de ideação suicida.

O tabu, por outro lado, amplia o isolamento. É muito comum o silêncio por medo de julgamento, assim como a culpa e a sensação de ser um fardo para os outros. Depressão não é preguiça, mau humor, estresse, desânimo, cansaço, tristeza, força ou fraqueza.

Quando a pessoa está sofrendo com algum problema mental o mais indicado é procurar apoio e tratamento, antes que os sintomas se agravam.

Conversar de peito aberto, dividir tudo o que está sufocando, ajuda, inclusive, a compreender o que está acontecendo. Se você quiser conversar, falar um pouco sobre como você está se sentindo, procure os atendimentos de Saúde Mental, com psicólogos no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), nos Bairros: Vila Nova, a Unidade Multidisciplinar de Atenção à Saúde (UMAS) e Unidade Descentralizada de Reabilitação (UDR), no Bairro Universitário. Ou se consulte no ESF do seu bairro, para o médico encaminhar para o atendimento de Saúde Mental.

Os contatos para mais informações são:

CAPS – Vila Nova – (66) 3 468 4216 ou (66) 9 9957 3136

UMAS/UDR – Serviço de Psicologia, no Bairro Universitário – (66) 9 9710 6724

Mas, há também,o atendimento do Centro de Valorização da Vida, o CVV.  Que você pode, acessar através do site cvv.org.br ou pelo telefone 188. O atendimento é 24h, todos os dias, além de ser totalmente sigiloso e gratuito.

A rádio Liberdade 104,9 FM, veicula todos os dias em sua programação o spot orientativo da CVV.

 

CVV e ASCOM-ABLiberdade FM