Pico de inflação no Brasil deve ser entre abril e maio
O presidente do Banco Central disse que uma das causas da inflação é o preço de petróleo
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou nesta sexta-feira que o pico da inflação em 12 meses no Brasil deve ocorrer entre abril e maio, adiando novamente projeções apresentadas anteriormente.
Em evento da Esfera Brasil sobre política monetária, Campos Neto disse que o comportamento do preço de petróleo está entre as causas da revisão da estimativa. “O pico de inflação, a gente imagina que será algo entre abril e maio”, disse.
Campos Neto afirmou que a adoção de medidas para reduzir preços de produtos no curto prazo não geram efeito estrutural sobre a inflação, reforçando posicionamento apresentado na ata do Comitê de Política Monetária (Copom).
O presidente do Banco Central disse também que houve uma melhora recente no quadro fiscal, ressaltando que o resultado não foi apenas motivado pelo aumento da inflação mas também por corte de gastos do governo.
Inflação global
O presidente do BC disse que os bancos centrais ao redor do mundo estão entendendo a magnitude do choque de inflação e que a resposta será juros mais altos. Ele mencionou a surpresa com movimentos maiores de alta de juros no México, Colômbia e Rússia. Segundo ele, com exceção de alguns países asiáticos, a inflação está alta em todos os lugares. "Curvas precificam alta de juros em quase todos os países."
Exame – Liberdade FM