Volta às aulas: Como lidar com a dificuldade de acordar cedo
O Sono é importante para o aprendizado
Por Ismael Roberto
Crianças e adolescentes em idade escolar, quando estão de férias, ficam com os horários de sono desregulados. Porque acabam dormindo tarde da noite e consequentemente também acordam tarde, gerando um déficit no fuso horário de sono.
Assim, o dia de iniciar às aulas chega e o estudante está com o ciclo de sono desregulado.
Para os estudantes, o tempo de sono é substancial, porque pode repercutir na atividade intelectual e no desempenho escolar. Na realidade não existe um número mágico de horas de sono para guiar o jovem estudante. Mas, é importante que saiba a quantidade ideal de sono para se sentir descansado e disposto para realizar as atividades escolares, no dia seguinte.
O sono é importante para o crescimento, desenvolvimento, aprendizagem e regulação emocional dos adolescentes. Já que eles têm maior necessidade de sono que os adultos e são mais sonolentos.
A privação de sono pode comprometer o desempenho escolar porque tem impacto no córtex pré-frontal, que executa funções cerebrais superiores, incluindo linguagem, memória de trabalho, raciocínio lógico e criatividade. Reduz o estado de alerta e prejudica a atenção, tornando o processamento cognitivo mais lento. Além disso, provoca alterações de humor, como irritabilidade, depressão e também obesidade.
Recomenda-se
É recomendável que crianças na idade pré-escolar e escolar, ou seja, antes dos 12 anos, devem dormir antes das 21h. Já os adolescentes podem dormir até às 22h.
Uma dica importante: antes de dormir, umas duas horas antes, diminuia a quantidade de luzes da casa, evite fazer atividades físicas e desligue as telas: TV, celular, computador e tablet. Porque a luz que esses aparelhos emitem, além dos conteúdos, estimulam o cérebro e mantém em alerta, dificultando assim a indução do sono.
Outro aspecto importante é não dormir à tarde, para não prejudicar o sono da noite.
Liberdade FM