Caramujos podem causar doenças
Evite contato com os moluscos
Por Ismael Roberto
Caramujos são pequenos moluscos facilmente encontrados em plantações, jardins e quintais. Aparecem mais, em períodos de chuvas, quando o solo fica bastante úmido.
Os caramujos podem transmitir doenças, tais como: Esquistossomose, Fasciolose, Meningite Eosinofílica e Angiostrongilíase abdominal.
A Esquistossomose também conhecida popularmente por “barriga d´água”. A doença apresenta diversos sintomas, como: febre, dor de cabeça, falta de apetite, tosse, diarreia. Na fase crônica, a diarreia se intensifica e causa endurecimento e aumento do fígado e abdome.
A Fasciolose pode causar dor abdominal, aumento do fígado, náuseas, vômitos, febre, urticária, entre outros.
A Meningite Eosinofílica afeta as meninges, membranas do sistema nervoso central, causando dor de cabeça intensa, forte dor na nuca, rigidez na nuca, febre, náuseas, vômitos.
Já a Angiostrongilíase abdominal causa dores abdominais, vômitos e febre.
Contágio
O contágio das doenças causadas pelos caramujos geralmente acontecem pelo contado direto com as secreções que ele solta por onde passa e, pela contaminação e ingestão de alimentos contaminados.
Proteja-se
Para evitar contágio das doenças causadas pelo caramujo recomenda-se não tocar nos moluscos.
Lave bem os alimentos provindos de hortas e outras plantações.
Se caso ter contato com o caramujo acidentalmente, lave imediatamente as partes que teve contato com bastante água e sabão.
No período chuvoso, inspecione o quintal e faça limpeza constantemente.
Caso, encontre caramujos em sua residência, remova-os. Use luvas ou saco plástico para remover, não tenha contato direto.
É importante também recolher os ovos que costumam ficar semienterrados.
O que for recolhido, deve ser colocado em um recipiente de plástico e descartado.
Liberdade FM