Governador institui uso obrigatório de máscaras artesanais a partir do dia 13
Governador Mauro Mendes usa máscara feita de tecido durante entrevista coletiva pelas redes sociais na tarde de ontem e voltou a pedir pelo isolamento social
O uso da máscara, mesmo que artesanal, foi recomendado obrigatoriamente pelo governador Mauro Mendes (DEM) a partir do dia 13 de abril, durante transmissão ao vivo nas redes sociais na tarde de ontem (3). Mauro fez o lançamento da campanha "Eu cuido de você, você cuida de mim" para combate ao avanço do novo coronavírus em Mato Grosso.
Na sua fala, o governador pediu à população que fique em casa e acrescentou que está aberto ao diálogo com prefeitos de todo Estado para o combate à doença.
“Neste momento temos que trabalhar com seriedade e colocar os interesses da população acima de qualquer outra divergência ”
Governador Mauro Mendes
O governador citou outros países afetados pela Covid-19, que fizeram campanhas para promover o uso da máscara, além do isolamento social. De acordo com Mauro, mesmo as artesanais podem impedir que gotículas de saliva expelidas durante a fala possam contaminar outras pessoas.
"Isso pode ser projetado sobre uma mesa ou superfície. Vem alguém desavisado e coloca a mão, ampliando a cadeia de transmissão. [A máscara artesanal] é o ideal? Talvez não seja, mas o ministro de saúde e a própria Organização Mundial de Saúde recomendo usar a máscara, que tem uma barreira natural", avaliou.
O decreto do programa ainda determina que empresas públicas e privadas terão o dever de incentivar os colaboradores e clientes ao uso da máscara, mesmo que artesanal, a partir do dia 13 de abril. Mauro ainda ressaltou que qualquer pessoa pode produzir uma.
Relação com prefeitos
Sobre a relação com o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), o governador explicou que convidou Emanuel e a prefeita de Várzea Grande, Lucimar Campos (DEM) para uma reunião no Palácio Paiaguás, no entanto, ambos não puderam comparecer.
Mauro afirmou que está aberto ao diálogo com os prefeitos. "Neste momento temos que trabalhar com seriedade e colocar os interesses da população acima de qualquer outra divergência que qualquer agente público possa ter. Isso vale para todos".
Fonte: rdnews.com.br