Já estão disponíveis vacinas para a prevenção do HPV e da Meningite
Está aberta a campanha nacional de vacinação voltada a crianças e adolescentes para a prevenção do HPV e da Meningite. A segunda dose da vacina contra o HPV, a já está disponível na rede pública de saúde em todo o país.
Devem procurar os postos de saúde meninos de 11 a 14 anos e meninas de 9 a 14 anos.
Quem ainda não tomou a primeira dose deve procurar uma unidade de saúde. Mas neste caso é preciso atenção para não esquecer que a segunda dose precisa ser aplicada após seis meses da primeira.
O HPV é uma doença sexualmente transmissível. O Ministério da Saúde recomenda a imunização ainda na infância e adolescência. Isso porque a proteção do sistema imunológico deve ser feita antes do início da vida sexual.
Em mulheres, o HPV pode desencadear câncer de colo de útero. Já os homens, ao serem contaminados, correm um risco maior de desenvolver tumores no ânus e na orofaringe, a parte da garganta atrás da boca, além de verrugas genitais.
Também está disponível no SUS a vacina contra a Meningite C, para adolescentes entre 12 e 13 anos. Esse tipo de meningite é causado por bactéria e pode afetar o cérebro, a medula espinhal e a corrente sanguínea.
lIBERDADE fm - Edição: Roberto Piza / Beatriz Arcoverde