CODEMA orienta comerciantes e produtores de alimentos de origem animal sobre o SIM – Serviço de Inspeção Municipal no Município de Água Boa.
No dia 12 de maio, aconteceu na sala de reuniões da Câmara Municipal, uma reunião entre o CODEMA e alguns estabelecimentos e produtores de produtos de origem animal de Água Boa.
Na ocasião foi apresentado aos produtores o SISBI – Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal pelo CODEMA e sobre a Importância da Implementação do SIM – Serviço de Inspeção Municipal no Município de Água Boa.
A reunião foi organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Turismo juntamente com a Secretaria Adjunta de Agricultura Familiar e contou com a presença da Assistente Jurídica do CODEMA, Juliana Batista dos Santos.
A Médica Veterinária responsável pela Coordenação do SUASA/SISBI do CODEMA, Caroline Mendel, passou algumas orientações de como será a implantação do SISBI – Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal pelo CODEMA e sobre a Importância da Implementação do SIM – Serviço de Inspeção Municipal no Município de Água Boa.
O objetivo do SISBI é fazer a padronização e a harmonização dos procedimentos de inspeção dos produtos de origem animal (POA) de forma a garantir a inocuidade dos alimentos.
Ela informou que o CODEMA já está cadastrado no MAPA e que será auditado para então possuir a equivalência do mapa para fiscalizar os SIM Municipais, sendo assim todos os produtos de origem animal cadastrados nos SIM Municipais e no E-SISBI através do CODEMA estarão aptos a vender seus produtos legalizados nos 09(nove) municípios do âmbito do consórcio e posteriormente em âmbito Nacional se eles obtiverem o selo SISBI.
Para a Secretária de Desenvolvimento Indústria, Comércio e Turismo Thiene Costa, O Sistema de Inspeção Municipal – SIM, além de prevenir a saúde pública, impulsiona a econômica local, a criação de postos de trabalhos e aumento de renda para os empresários e produtores locais, bem como, traz o fortalecimento para inserção de mercadorias no mercado. “Nós daremos toda atenção ao produtor que deseja adequar, produzir dentro da legislação vigente e obter o selo”. Pontua a secretária.
E de acordo com o Secretário Adjunto de Agricultura Familiar, Otacílio Barboza, A inspeção garante que o produto que é colocado na mesa da população atenda às normas de qualidade e de higiene, desde a obtenção até o produto final. O que garante a saúde e o bem-estar de todas as famílias.
“Com o registro dos estabelecimentos no SIM Municipal, poderemos garantir a segurança alimentar da população consumidora, evitando possíveis contaminações e problemas alimentares. Além de agregar valor ao produto e permitir que expandam muito mais as suas vendas” concluiu Leidiane Oliveira Ramos, Gerente de Indústria Comércio e Turismo.
Municípios que fazem parte do consórcio: Água Boa, Campinápolis, Canarana, Cocalinho, Gaúcha do Norte, Nova Nazaré, Nova Xavantina, Querência e Ribeirão Cascalheira.
Ressaltando que com a implantação do SIM e SISBI, as indústrias poderão expandir suas vendas para além das fronteiras do seu município, estado. O que permite o fortalecimento da agroindústria familiar no mercado nacional.
Outro ponto importante é a comercialização desses produtos com selo de inspeção SIM, na merenda escolar de cada município.
Liberdade FM - ASCOM AB