Escola Municipal Guarujá realiza mais uma rodada de compras do Projeto Dindin

A Escola Municipal Guarujá realizou, nesta terça-feira (2), mais uma rodada de compras do Projeto Dindin, iniciativa pedagógica que promove educação financeira, responsabilidade e motivação entre os alunos do 2º e 3º anos.

No projeto, os estudantes acumulam “dindins”, um dinheiro fictício, conforme realizam tarefas de casa, atividades em sala, leituras, mantêm boa frequência e demonstram bom comportamento. Ao final do período, eles podem trocar o valor acumulado por produtos reais, como alimentos, itens de higiene, guloseimas, brinquedos e outros materiais. O sistema também estimula a disciplina, sendo assim, faltas, comportamentos inadequados ou tarefas não realizadas resultam na perda de dindins.

A ação é uma forma prática de ensinar noções de gestão financeira e tomada de decisões, preparando os alunos para o futuro de maneira lúdica e participativa, pois ajuda a desenvolver habilidades importantes para a vida.

De acordo com as professoras envolvidas, o projeto tem dado bons resultados e os alunos estão gostando muito de participar. 

“O projeto Dindin, obteve resultados muito pressionados, as crianças demonstram uma dedicação nas atividades, no treino de leitura, elas buscam não perder às aulas, para não perder o Dim Dim e elas querem acumular cada vez mais. Nossos alunos se dedicam mesmo e isso reflete no desempenho do aprendizado de cada aluno. Os produtos mais procurados são os alimentos, então carne, arroz, feijão, depois vem os materiais escolares, os brinquedos e nessa última edição os itens que foram deixados para o final foram os salgadinhos e bolachas, então observamos que primeiro eles deram preferência para os alimentos da cesta básica”, explicou a professora Adriana Zimmer do 2º D e 3º B.

“A experiência do Mercadinho do Projeto Din Din foi incrível! Os alunos viveram, na prática, momentos de compra e venda, organização, design e responsabilidade. A atividade ajudou no comportamento, no diálogo, no respeito às regras e na valorização do esforço. Aprenderam de forma divertida e significativa e por isso é tão importante continuamos com o projeto no próximo ano”, apontou a professora Cida do 3° ano A e C.

A professora Jackeline Sirqueira, do 2º ano B, destaca a importância do Projeto Dindim, especialmente diante da realidade de muitas crianças que chegam ao segundo ano com grande defasagem. 

“Falar sobre o Projeto Dindim é extremamente importante para mim porque ele traz para essas crianças um estímulo a mais para que elas não faltem, se comportem, realizem as atividades em casa e na escola, contribuindo significativamente para sua evolução, que é refletida no fato de que a maioria finalizou o ano lendo e escrevendo.Agradece ao projeto e à gestão municipal pelo incentivo e por garantir os brindes que motivam as crianças.”

Ela também faz um pedido especial para que mais pessoas da comunidade e do comércio de Água Boa apoiem o projeto, permitindo ampliar as ações e fortalecer ainda mais o “mercadinho” utilizado como premiação. Para o próximo ano, reforçar a importância de políticas que atraiam novos patrocinadores para esse projeto tão relevante para as crianças do município.

Liberdade FM