Pix lança botão de contestação para vítimas de fraudes e golpes

O Banco Central disponibilizou, nesta quarta-feira (1º), um novo recurso no Pix: o “botão de contestação”, criado para proteger usuários em casos de fraude, golpe ou coerção. A ferramenta, que faz parte do Mecanismo Especial de Devolução (MED), já está disponível nos aplicativos das instituições financeiras.
Segundo o BC, a medida busca tornar mais ágil e segura a contestação de transações indevidas. Diferentemente de erros comuns ou situações de arrependimento, que não terão cobertura, o botão é destinado exclusivamente a ocorrências de fraude.
Como funciona
Ao acionar o recurso no aplicativo do próprio banco, a contestação é enviada automaticamente para a instituição do recebedor. Caso ainda existam recursos na conta suspeita, eles são bloqueados de forma imediata — inclusive de maneira parcial, se o saldo for menor que o valor contestado.
Em seguida, os bancos envolvidos têm até sete dias para analisar o pedido. Se confirmada a fraude, a devolução é feita diretamente à conta da vítima em até onze dias após a contestação.
Maior proteção contra golpes
Antes da criação do botão, as devoluções só poderiam ser solicitadas pela instituição financeira que identificava a fraude, o que abria brechas para criminosos transferirem rapidamente os valores, dificultando a recuperação do dinheiro.
De acordo com Breno Lobo, chefe adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro (Decem), o objetivo é aumentar a confiança no sistema de pagamentos instantâneos.
“Com o botão de contestação, a vítima passa a ter um canal direto e digital para acionar o mecanismo, garantindo maior rapidez e eficácia na análise dos casos”, explicou.
/ CNN