Obras da FICO atingem 22,5% de avanço e canteiro de Água Boa deve iniciar em 2026
Ferrovia de Integração Centro-Oeste avança com obras em oito segmentos; trecho de Água Boa (MT) terá atividades iniciadas no segundo semestre do próximo ano
As obras da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO) seguem em ritmo acelerado e já alcançaram 22,5% de avanço total. Segundo a Infra S.A., responsável pelo projeto, atualmente há frentes de trabalho em 8 dos 11 segmentos em que a ferrovia foi dividida. As atividades incluem desde serviços de terraplenagem até a implantação da superestrutura ferroviária e construção de obras de arte especiais.
A previsão é que o canteiro de obras em Água Boa (MT), um dos principais pontos do traçado, comece a operar no segundo semestre de 2026.
Integração logística para o agronegócio
Com 888 quilômetros de extensão, a FICO é estratégica para o escoamento da produção de grãos da região Centro-Oeste. Seu traçado conecta Mara Rosa (GO) a Lucas do Rio Verde (MT), passando por Água Boa. A ferrovia facilitará o transporte de soja e milho produzidos no centro-norte de Mato Grosso — maior polo produtor de soja do país — até a Ferrovia Norte-Sul, integrando aos portos de São Luís (MA), Santos (SP) e Paranaguá (PR).
O objetivo é ampliar a competitividade do agronegócio brasileiro com redução de custos logísticos e maior eficiência no transporte ferroviário de cargas.
Traçado otimizado e sem aumento de custos
Originalmente previsto para partir de Campinorte (GO), o traçado da FICO foi atualizado e agora tem início em Mara Rosa, alteração que, segundo a Infra S.A., não gerou aumento de custos. Pelo contrário: a mudança trouxe ganhos operacionais e fortaleceu a conexão com a Ferrovia Norte-Sul.
Investimento cruzado e parcerias estratégicas
A construção do trecho entre Mara Rosa e Água Boa, com 383 km, está sendo executada pela Vale, por meio de um modelo de investimento cruzado. O acordo foi formalizado em dezembro de 2020 com a assinatura do Anexo 9 do 3º Termo Aditivo ao contrato de concessão da Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM), firmado entre a Infra S.A., a Vale e a ANTT, conforme a Lei nº 13.448/2017.
Este primeiro trecho atravessa os municípios de Mara Rosa, Alto Horizonte, Nova Iguaçu de Goiás, Santa Terezinha, Crixás, Nova Crixás e Aruanã (em Goiás), e Cocalinho, Nova Nazaré e Água Boa (em Mato Grosso).
A segunda etapa da ferrovia, entre Água Boa e Lucas do Rio Verde, será iniciada após a conclusão do primeiro trecho.
FICO: Uma promessa de transformação para o Centro-Oeste
Desde 2010, quando foi concluído o projeto básico do trecho Campinorte–Água Boa, a FICO vem sendo tratada como uma das grandes promessas de infraestrutura para o Centro-Oeste. O estudo do trecho entre Água Boa e Lucas do Rio Verde foi finalizado em 2012, mas a concretização da obra ganhou tração apenas nos últimos anos.
A expectativa é que, quando concluída, a ferrovia transforme a logística da produção agrícola da região, aliviando rodovias e promovendo uma alternativa sustentável e eficiente para o transporte de commodities.
Fonte: Informa Araguaia
Redação: Liberdade FM