Inscrições para o Enem 2025 começam com pré inscrição automática para estudantes do 3º ano. Provas em novembro

As inscrições para o Enem 2025 começaram nesta segunda-feira (26 de maio) e vão até 6 de junho, pelo site oficial do exame (enem.inep.gov.br/participante). Todos os candidatos precisam se inscrever, inclusive aqueles que tiveram o pedido de isenção da taxa aceito. A taxa de inscrição é de R$ 85 para quem não teve isenção, devendo ser paga até 11 de junho por boleto, PIX ou cartão de crédito, para confirmar a inscrição.

Uma novidade para este ano é a pré-inscrição automática dos estudantes que estão regularmente matriculados no 3º ano do ensino médio, que precisarão apenas acessar a Página do Participante para confirmar seus dados e escolher a língua estrangeira (inglês ou espanhol). Já os alunos do 1º e 2º ano, assim como quem já concluiu o ensino médio, devem fazer a inscrição normalmente.

O Enem 2025 também volta a permitir que maiores de 18 anos utilizem a prova como certificação do ensino médio, dependendo da nota alcançada — função que estava suspensa desde 2017, quando passou a ser responsabilidade do Encceja.

As provas ocorrerão em dois domingos: 9 e 16 de novembro na maior parte do país, exceto para os municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, onde serão aplicadas em 30 de novembro e 7 de dezembro. No primeiro dia, os candidatos farão 45 questões de linguagens (língua portuguesa e língua estrangeira), 45 de ciências humanas e a redação. No segundo dia, serão 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza.

Os portões abrem às 12h, fecham às 13h, com início das provas às 13h30. O término é às 19h no primeiro dia e às 18h30 no segundo, considerando o horário de Brasília.

O Enem é um dos principais caminhos para ingresso no ensino superior no Brasil e requisito para programas como Sisu, Prouni e Fies.

Fonte: G1

Redação: Liberdade FM