Energia mais cara: mês de maio tem bandeira amarela acionada

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou nesta sexta-feira (25) que a bandeira tarifária para o mês de maio de 2025 será amarela. A mudança implica em um custo adicional de R$ 1,885 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos pelos usuários.

De acordo com a ANEEL, a decisão foi motivada pela redução do volume de chuvas, típica da transição do período chuvoso para o período seco do ano. As previsões de precipitação e de vazão nos principais reservatórios do País ficaram abaixo da média histórica, o que compromete as condições de geração de energia, especialmente nas usinas hidrelétricas.

Desde dezembro de 2024, o sistema de bandeiras tarifárias se mantinha na cor verde, refletindo a boa disponibilidade hídrica e favorecendo o custo da energia. Com o encerramento do período de chuvas, entretanto, o cenário se deteriorou e poderá exigir, nos próximos meses, o aumento da geração de energia por usinas termelétricas, conhecidas pelo custo mais elevado.

Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias tem como objetivo trazer mais transparência ao consumidor, sinalizando mensalmente as condições de geração de energia no País. A adoção da bandeira amarela serve como um alerta para o consumo consciente.

A ANEEL reforçou a importância de manter práticas de uso eficiente de energia elétrica, tanto para aliviar a conta de luz quanto para colaborar com a sustentabilidade do sistema elétrico brasileiro.