32ª Expovale se manifesta sobre decisão de tornar o evento de entrada gratuita

A página oficial da maior feira agropecuária do Vale do Araguaia divulgou uma nota sobre a mudança:

Uma decisão histórica, pensada com responsabilidade, compromisso com o povo e muito amor por Água Boa. Nos últimos anos, o modelo de festas com cobrança de ingressos se desgastou em todo o Mato Grosso. As bilheterias arrecadavam cada vez menos, comprometendo a qualidade do evento e afastando o público — como vimos em edições anteriores da ExpoVale.

Atualmente, não existem mais festas com cobrança de ingressos no Estado. Cidades referência como Lucas do Rio Verde, Sorriso, Sinop, Primavera do Leste e até Cuiabá já adotaram o modelo de entrada gratuita, com ótimos resultados. Na nossa região, Nova Xavantina e Canarana também fizeram essa transição — e as festas só melhoraram.

Mais que uma decisão estratégica, essa mudança é um presente. A 32ª Expovale, com entrada gratuita, é uma homenagem aos 50 anos de Água Boa. Um presente para toda a população que sempre fez dessa festa um orgulho regional.

E quem ganha com isso? Todos. Sem precisar gastar com ingressos, o dinheiro circula no comércio local: hotéis, restaurantes, salões de beleza, lojas de roupas, entre outros segmentos que se aquecem com o movimento da festa.

E como custear tudo isso? A substituição dos valores da bilheteria é feita por emendas parlamentares específicas da área da cultura.

  • A Prefeitura não aumenta repasses;

  • Não retira verbas da saúde ou educação;

  • E mantém o compromisso com um evento de qualidade, acessível e transparente.

Quanto ao futuro, a continuidade do modelo ficará a cargo da diretoria que estiver no comando da Associação dos Amigos de Água Boa, entidade responsável pela organização da ExpoVale. Cada diretoria poderá avaliar, ouvir a comunidade e tomar decisões com base na realidade do momento.

Redação: Liberdade FM