Bolsonaro passa por cirurgia emergencial e tem boletim médico atualizado

O ex-presidente Jair Bolsonaro está sendo submetido a uma cirurgia neste domingo (13) no Hospital DF Star, em Brasília. A intervenção médica foi indicada após o agravamento de um quadro de suboclusão intestinal — uma obstrução parcial que dificulta a passagem de gases e fezes.
De acordo com o boletim médico divulgado às 10h23, os profissionais responsáveis pelo caso decidiram, em consenso, realizar uma laparotomia exploradora. O procedimento tem como objetivo liberar aderências intestinais e reconstruir parte da parede abdominal do político.
Bolsonaro começou a apresentar sintomas na sexta-feira (11), durante um evento do PL no interior do Rio Grande do Norte. Inicialmente atendido em um hospital de Santa Cruz (RN), ele foi transferido de helicóptero para Natal, onde os médicos optaram pelo envio a Brasília em uma UTI aérea, ocorrido na noite de sábado (12).
Novos exames
Neste domingo, antes da cirurgia, o ex-presidente passou por novos exames laboratoriais e de imagem, além de uma reavaliação clínica. Segundo informações do hospital, mesmo após as primeiras medidas médicas — como jejum, hidratação intravenosa, uso de sonda e descompressão gástrica —, o quadro permaneceu inalterado, levando à necessidade da cirurgia.
O problema intestinal está relacionado às inúmeras cirurgias abdominais que Bolsonaro enfrentou desde 2018, após sofrer uma facada durante a campanha presidencial. O médico Cláudio Birolini, que acompanha o caso, afirmou que o ex-presidente já vinha lidando com episódios recorrentes de aderência intestinal, mas que a situação atual parece mais grave do que as anteriores.
BOLETIM MÉDICO DE BOLSONARO
NOTA À IMPRENSA
Brasília, 13 de abril de 2025 - O ex-Presidente Jair Bolsonaro foi transferido na noite de ontem para o Hospital DF Star. Após reavaliação clínico-cirúrgica, foi submetido a novos exames laboratoriais e de imagem que evidenciaram persistência do quadro de subobstrução intestinal, apesar das medidas iniciais adotadas. As equipes que o assistem optaram de comum acordo pelo tratamento cirúrgico. Ele está sendo submetido neste momento ao procedimento cirúrgico de laparotomia exploradora, para liberação de aderências intestinais e reconstrução da parede abdominal.
Dr. Cláudio Birolini - Médico chefe da equipe cirúrgica
Dr. Leandro Echenique - Médico Cardiologista
Dr. Ricardo Camarinha - Médico Cardiologista
Dr. Guilherme Meyer - Diretor Médico do Hospital DF Star
Dr. Allisson Barcelos Borges - Diretor Geral do Hospital DF Star
Liberdade FM