Secretaria de Educação responde aos questionamentos de mães sobre transporte escolar na Zona Rural
Na tarde de terça-feira (11/02), moradoras da zona rural de Água Boa, mães de jovens e crianças, entraram em contato com o departamento jornalístico da Radio Liberdade FM apresentando queixas sobre o transporte escolar da Zona Rural neste início de ano.
As aulas se iniciaram nesta segunda-feira e segundo as mães, os problemas relacionados ao transporte municipal também. Foram sete mães que nos relataram diversos problemas e dentre eles estão:
- Horário de ida e volta do perímetro urbano, saindo de casa por volta das 9h e retornando as 21h, sendo tendo estas crianças entre 4 e 15 anos, fazendo com que tenham seu horário de almoço totalmente alterado para mais cedo e chegando com fome em casa pelo horário tardio.
- Pouco espaços no meio de transporte, levando crianças a irem em pé durante todo o percurso, fazendo com que as crianças cheguem na escola e em casa com queixas de dores nas pernas e algumas até com febre pelo percurso exaustivo.
- A recusa por parte do motorista em buscar as crianças em um ponto mais próximo de suas casas, como Fazenda JL, Fazenda Brasil Central e Água Boa II, exigindo que atravessem a MT-240, onde circulam carretas a todo momento, muitas dessas crianças vão sozinhas e a pé para o ponto.
- Ausência de resposta da parte do motorista sobre a alteração repentina do horário do meio de transporte da zona rural, que antes buscava as crianças as 06h e retornava as 13h, como também a falta de explicação sobre o motivo dos atrasos, chegando até a bloquear o envio de mensagens no grupo onde as mães expuseram suas queixas.
- Alteração de horários sem reunião com pais e responsáveis.
- Secretaria de educação que não responde às mães via WhatsApp, quando questionada.
- Mãe de criança autista de 6 anos também se queixou pela dificuldade de adaptação do filho em relação ao horário e mudança de rotina, afirmou que seu filho tem dificuldade em almoçar mais cedo.
- Ausência de segurança na chegada das crianças aos colégios, já que suas aulas começam 13h30, mas sempre chegam 40min mais cedo e ficando esse tempo sem algum responsável por eles.
A emissora Liberdade FM vem ao longo de seus 24 anos de existência, desempenhando um papel fundamental na comunidade Água-boense. Além de ser uma fonte confiável de informação, sempre prezou pelo equilíbrio em suas divulgações, ouvindo de forma democrática as partes envolvidas. Nessa premissa, deixa seus microfones abertos à sociedade e autoridades locais. Dessa forma, estaremos promovendo a cooperação em prol do bem comum, sempre com equilíbrio nas tomadas de decisões.
A Direção.
Redação: Liberdade FM
