Prefeitura de Água Boa retoma o serviço de Tele Espirometria para atendimento a doenças pulmonares crônicas

A Prefeitura de Água Boa, por meio da Secretaria de Saúde, comunica que o Serviço de Tele Espirometria voltou. O agendamento para a realização do exame pode ser feito na Regulação, mediante encaminhamento médico. A Tele Espirometria tem sido um importante suporte ao atendimento de doenças pulmonares crônicas na Atenção Primária à Saúde, especialmente para o diagnóstico precoce e monitoramento de condições respiratórias.

As doenças respiratórias representam uma carga significativa para os serviços de saúde, sendo responsáveis por cerca de um terço dos atendimentos em unidades de Atenção Primária à Saúde (APS). Entre essas doenças, a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e a asma são as mais prevalentes, com alta taxa de mortalidade e incapacidade. Além disso, a pandemia de COVID-19, causada pelo vírus SARS-CoV-2, trouxe novos desafios, com muitos pacientes que sobreviveram à forma grave da doença apresentando complicações pulmonares a longo prazo, como fibrose pulmonar e embolia pulmonar.

Em parceria com o Ministério da Saúde e o Centro de Telemedicina do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o município de Água Boa foi inserido em um projeto inovador para a realização de espirometrias a distância. Desde a sua implementação, uma profissional do município foi capacitada e um espirômetro digital foi disponibilizado, permitindo a realização do exame com o apoio de especialistas pneumologistas, mesmo à distância, com resultados disponibilizados em até 48 horas.

O diagnóstico precoce das doenças respiratórias é essencial para garantir tratamentos adequados. A espirometria é um exame de baixo custo, fundamental para o diagnóstico das principais doenças respiratórias crônicas, como:

  • Asma: Determinação da gravidade do distúrbio ventilatório.
  • DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica): Detecção precoce da doença.
  • Fibrose pulmonar: investigação e acompanhamento de outras condições pulmonares.
  • Dispneia: Avaliação de dificuldades respiratórias.
  • Avaliação da resposta ao tratamento: Monitoramento da evolução da doença.
  • Avaliação pré-operatória. Avaliação da função pulmonar antes de cirurgias.

O serviço foi iniciado em abril de 2023 e, desde então, mais de 150 exames foram realizados. O projeto teve uma pausa temporária em novembro, mas o agendamento foi retomado a partir de 3 de fevereiro de 2025.

Se você possui a solicitação médica, procure a Regulação para agendar seu exame de Tele Espirometria e garantir um diagnóstico rápido e preciso. O município reforça o compromisso com a saúde da população, investindo em tecnologia e capacitação para melhor atender aos cidadãos.

Fonte: ASCOM

Redação: Liberdade FM