Compromisso com a eficiência: Judiciário integra objetivos sustentáveis ao Plano Estratégico

O Poder Judiciário de Mato Grosso (PJMT), sob a liderança do desembargador presidente José Zuquim Nogueira, inova ao integrar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) ao Plano Estratégico 2025-2026.

Essa conexão fortalece o compromisso institucional com a eficiência e modernização da Justiça, e também com o impacto positivo na sociedade e no meio ambiente. Integram a diretoria do TJMT, para os próximos dois anos, a desembargadora Nilza Maria Pôssas de Carvalho (vice-presidente) e o desembargador José Luiz Leite Lindote (corregedor).

Relevância dos ODS no contexto do PJMT - Os ODS representam uma agenda global com 17 objetivos principais, destinados a promover o desenvolvimento sustentável em suas dimensões social, econômica e ambiental. Ao alinhá-los ao plano estratégico, o PJMT busca contribuir, por exemplo, para os desafios globais de saúde e bem-estar, igualdade de gênero, energia limpa e acessível, inovação e infraestrutura, redução das desigualdades, cidades e comunidades sustentáveis, consumo e produção responsáveis, ação contra a mudança global do clima, paz, justiça e instituições eficazes e parcerias e meios de implementação.

Tudo isso por meio da promoção de práticas sustentáveis dentro da instituição e ações que visem influenciar a sociedade e parceiros para a adoção de ações que gerem impacto positivo no bem-estar social e na preservação ambiental.

“Por meio da integração e do esforço conjunto é possível entregar resultados que beneficiem diretamente o cidadão e consolidem uma justiça mais eficiente, humana e conectada às necessidades contemporâneas, reafirmando o compromisso de alinhar-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e às demandas do século XXI”, ressaltou o desembargador presidente do TJMT.

O alinhamento entre o Plano Estratégico do PJMT e os ODS reflete-se nos seguintes princípios norteadores:

- Administração Presente, Diminuição de Tempo de Tramitação e do Acervo Processual e Fortalecimento da Governança Institucional: ODS 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes) e ODS 17 (Parcerias e Meios de Implementação).

- Valorização dos Direitos Fundamentais, Direitos de Cidadania e Inclusão Social: ODS 05 (Igualdade de Gênero), ODS 10 (Redução das Desigualdades) e ODS 17 (Parcerias e Meios de Implementação).

- Melhoria da Gestão de Pessoas: ODS 3 (Saúde e Bem-Estar), ODS 5 (Igualdade de Gênero) e ODS 10 (Redução das Desigualdades).

- Promoção e Aprimoramento das Ações de Sustentabilidade: ODS 7 (Energia Limpa e Acessível), ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis) e ODS 13 (Ação contra a mudança global do clima).

- Aprimoramento da Infraestrutura de Tecnologia da Informação: ODS 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura), ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis) e ODS 17 (Parcerias e Meios de Implementação).

- Desenvolvimento de Novas Ideias, Produtos e Serviços ou Métodos: ODS 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura) e ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis).

- Aperfeiçoamento da Gestão da Infraestrutura Predial: ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis).

- Aperfeiçoamento da Gestão Orçamentária Financeira: ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis).

Impactos Práticos do Alinhamento com os ODS - Ao incorporar os ODS, o PJMT demonstra uma visão holística de sua atuação, que vai além da esfera judicial. Essa integração traz benefícios como inovação e sustentabilidade, ao promover práticas administrativas sustentáveis, como redução de desperdícios e digitalização de processos.

Da mesma forma, a justiça social, ao fortalecer o papel do Judiciário na promoção de igualdade, combate às desigualdades e garantia de direitos fundamentais.

E, ainda, responsabilidade ambiental, implementando iniciativas que contribuem para a mitigação dos impactos ambientais e adaptação às mudanças climáticas.

Além disso, visa garantir proximidade com a sociedade, reforçando o compromisso da instituição em ser uma aliada no desenvolvimento sustentável de Mato Grosso, alinhando-se às expectativas da população.

Confira o Plano Estratégico 2025-2026 neste link.

Leia também:

TJMT reforça presença institucional com fortalecimento do Sistema Judiciário no Plano Estratégico

Talita Ormond

Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT

imprensa@tjmt.jus.br

Redação: Rádio Liberdade FM