Confraternização em Nova Xavantina se transforma em palco de guerra com cenas de violência
Festa municipal em Nova Xavantina é marcada por violência e pancadaria
O que era pra ser uma simples festa de confraternização entre os servidores da Prefeitura de Nova Xavantina, familiares e convidados acabou terminando em violência pancadaria e disparos de arma de fogo e várias pessoas feridas e pisoteadas, no local do evento havia um grande número participantes, inclusive dezenas de crianças acompanhadas dos pais.
Durante o feriado da proclamação da república, na sexta-feira (15.11), uma confraternização organizada pela Prefeitura de Nova Xavantina, que tem como gestor o prefeito reeleito João Bang (União), terminou com bastante sangue, tiros, pancadaria, corre corre e muito desespero, o local se transformou em um ‘campo de guerra’ mesmo sendo uma festa familiar.
De início o evento ocorria de forma tranquila no Clube do Centro de Tradições Gaúchas-CTG, no entanto após muita farra, comida e bebedeira, uma briga generalizada com disparos de arma de fogo e muita pancadaria chocou os participantes e gerou bastante debates e pessimismo sobre segurança dos eventos públicos na cidade, nesse caso sobre responsabilidade da própria Prefeitura.
Vídeos compartilhados nas redes sociais evidenciaram a gravidade do incidente, primeiramente alguns homens trocaram chutes, socos e empurrões, enquanto que algumas pessoas próximas tentavam intervir para o pior não acontecer, mas sem sucesso.
No vídeo aparece um homem todo ensanguentado lamentando que foi agredido com murros no rosto por alguns aliados do prefeito João Bang, ocasião em que a vítima afirmava que o prefeito é “vagabundo”, talvez o estopim de toda a violência e selvageria entre supostos grupos rivais, o “campo estava minado” e contava com a presença de dezenas de rivais político do prefeito e dos seus adversários no mesmo recinto.
Se não bastasse uma mulher que gravava um vídeo com o seu telefone celular bastante espantada comentou: “Meu Deus do céu, esse cara tá morto agora”, após ver um homem sendo praticamente estrangulado por um grupo de pessoas, sendo que um deles utilizava um capacete para agredir com golpes violentos um dos seus desafetos.
No meio da pancadaria foram ouvidos vários disparos de arma de fogo, o que acabou gerando mais pânico e medo no público presente, desta feita, causando mais espanto e alvoroço entre os convidados, os vídeos não identificam quem efetuou os disparos.
O episódio se agravou ainda mais quando um jovem de 18 anos denunciou um policial militar por agressão, de acordo a vítima o policial lhe desferiu um tapa no rosto após ele dirigir uma pergunta a ele pertinente ao evento, Segundo o denunciante o militar também apontou uma arma para ele e seu irmão durante a confusão.
Segundo informações a Polícia Civil abriu uma investigação para apurar os fatos, enquanto isso o jovem agredido não se intimidou e garantiu que buscará medidas judiciais contra o policial agressor.
A PM também iniciou uma apuração interna sobre a conduta do militar denunciado, caso as acusações sejam confirmadas, as autoridades prometeram aplicar punições cabíveis.
Apesar disso até o fechamento desta edição o prefeito de Nova Xavantina João Bang, ou algum porta voz do executivo não se pronunciou oficialmente sobre o ato vergonhoso e de selvageria ocorrido na festa de confraternização dos seus servidores e convidados, de inicio preferiu apenas destacar algumas conquistas da atual gestão.
O episódio levanta questões sobre a necessidade de reforço na segurança em todos os eventos públicos da cidade, que de certa forma acabou de ter sua imagem manchada em termos de violência e falta de competência para realizar eventos mais seguros para a sua população.
Fonte: Borges Netão do Araguaia/Notícia dos Municípios
Redação: Rádio Liberdade FM