Coração de bebê em Cuiabá renasce em criança paranaense
O órgão foi doado para um paciente, com a mesma idade, em Curitiba
A família do bebê Nicolas Valentim, autorizou a doação de seu coração após ele sofrer um afogamento em um acidente doméstico.
O procedimento de captação foi realizado nesta terça-feira (12.11) no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), pela Central Estadual de Transplantes da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT). Este é o 12º coração captado no estado em 2024.
Para o procedimento, uma equipe médica captadora veio de Curitiba (PR), coordenada pelo cirurgião cardíaco Dr. Raphael Quintana Pereira, com o auxílio de um médico local.
A cirurgia teve início às 9h e foi concluída às 10h05.
O coração captado foi transportado para Curitiba com o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Segurança Pública de Mato Grosso, contando com a logística do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), da Polícia Militar, do Grupamento Motorizado de Atendimento a Urgência (GMAU) e da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob).
O secretário de Estado de Saúde, Juliano Melo, destacou o empenho do governo em promover transplantes e reforçar a conscientização sobre a importância da doação de órgãos.
“Mato Grosso tem um olhar especial para a questão dos transplantes. Além das diversas captações realizadas com o suporte da Central Estadual, também trabalhamos para a breve retomada dos transplantes de rim.
Recentemente, efetivamos um novo contrato com o Hospital São Mateus. Contamos também com a generosidade dos mato-grossenses que, no momento de dor extrema, escolhem salvar vidas”, declarou.
Em 2023, Mato Grosso captou 276 córneas e sete múltiplos órgãos, enquanto em 2024 esses números subiram para 420 córneas e 12 múltiplos órgãos.
A secretária adjunta do Complexo Regulador da SES, Fabiana Bardi, celebrou esse crescimento:
“Temos acompanhado o aumento de captações em 2024 e isso é possível graças à solidariedade de famílias enlutadas.
A SES reconhece e parabeniza o gesto de solidariedade dessas famílias.
Nossas equipes da Central Estadual trabalham para conscientizar mais pessoas sobre a importância da doação de órgãos”.
A coordenadora da Central Estadual de Transplante, Anita Ricarda da Silva, expressou sua gratidão à família de Nicolas pelo gesto.
“É um momento muito delicado para quem perde um ente querido.
Sabemos que tomar decisões como a de doar os órgãos não é fácil.
Por isso, agradecemos imensamente pelo gesto da família doadora”, disse Anita.
Atualmente, 50 hospitais em Mato Grosso estão habilitados para a captação de órgãos e distribuídos por municípios como Cuiabá, Várzea Grande, Água Boa, Nova Mutum, Sinop, Sorriso, Cáceres, Primavera do Leste, Juína, Alta Floresta, Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde, Peixoto de Azevedo e Colíder.
Apenas quatro hospitais, no entanto, estão autorizados a realizar transplantes: o Hospital São Mateus (transplante renal), o Centro Cuiabano de Excelência em Oftalmologia, o Instituto da Visão e o Hospital de Olhos (todos para transplante de córneas).
A iniciativa reflete o compromisso da SES-MT em incentivar a doação de órgãos, garantindo o suporte necessário às famílias e fortalecendo a rede estadual de transplantes.
Fonte: Informa Araguaia com Thaís Fávaro | SES-MT
Crédito - Prefeitura de Cuiabá
Redação: Rádio Liberdade FM