Aeroporto de Canarana será o segundo do Brasil a receber o nome de uma mulher
CANARANA – O Aeroporto Municipal de Canarana foi denominado Marta Schönholzer Dunck. A aprovação do projeto se deu por unanimidade pelos vereadores, na sessão ordinária de segunda-feira (04) da Câmara Municipal. O projeto é de autoria de todos os vereadores.
Dona Marta, falecida neste ano de 2024, aos 90 anos, era casada com o pioneiro Augusto Dunck, patriarca de uma das primeiras famílias a chegar em Canarana em 1972. Ambos participaram de diversas entidades, participando ativamente da construção da cidade, hoje uma potência agropecuária.
Nas décadas de 70 e 80, o aeródromo de Canarana funcionava onde hoje é a avenida São Paulo. A casa da família Dunck ficava praticamente na ‘cabeceira da pista’. Numa época sem estrutura, muitos pilotos e passageiros recebiam na casa da dona Marta, todo tipo de apoio, funcionando informalmente como ‘recepção do aeródromo’.
Em uma pesquisa feita por familiares, foi descoberto que o Brasil possui oficialmente 2.499 aeródromos e, apenas um deles, o de Goiânia-GO, leva o nome de uma mulher. Em Canarana, a maioria dos espaços públicos nominados, levam nomes de homens, deixando as mulheres de fora das homenagens.
Um fato curioso relatado pela filha de Marta, a professora Marli, durante sua fala na tribuna da Câmara, é que em 1977 Canarana recebeu o então ministro do Interior, Rangel Reis. Essa visita não estava previamente agendada e não havia ninguém para recebê-lo. Enquanto o avião que o conduzia sobrevoava o local, de última hora foi organizada uma recepção. A equipe da Coopercana contatou dona Marta, que fez uma troca rápida de roupa e foi recepcionar o ministro.
“Entre chegadas e despedidas, entre alegrias e tristezas, o aeroporto é um lugar onde ações e emoções acontecem. Assim foi a vida da Dona Marta: de silêncios e posicionamentos, chegadas e despedidas, tristezas e alegrias. Em síntese, nossa mãe teve uma ligação muito forte com o aeroporto na primeira década de Canarana, mas, principalmente, teve uma ligação muito forte com esta cidade por mais de 50 anos”, disse Marli.
O projeto agora vai para sanção do prefeito municipal
Liberdade FM - O Pioneiro